tag:blogger.com,1999:blog-2439532290881449773.post1125934545086436936..comments2023-10-24T09:06:32.239-07:00Comments on SóClássicas: As mais vistosasSóClássicashttp://www.blogger.com/profile/11467957673020456459noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-2439532290881449773.post-84942655800523071052011-02-23T15:22:47.752-08:002011-02-23T15:22:47.752-08:00O anúncio é velho: "o que é nacional, é bom.....O anúncio é velho: "o que é nacional, é bom..."!<br>As nossas "cinquentinhas", não fora a política errada seguida e implementada para o sector, com protecção aos "bezouros" e "relas" made by amarelos e outros agiotas, ainda hoje davam cartas por esse mundo fora.<br>Quem sabe, a história não vai ter um virar de página inesperado?!...<br>Um abraço.<br>Paulo Gabriel.Paulonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2439532290881449773.post-35003351268995474922011-02-24T01:02:23.457-08:002011-02-24T01:02:23.457-08:00O "estado de graça" que os portugueses v...O "estado de graça" que os portugueses viveram de 1986 (entrada na CEE) a 2002 (chegada do euro) ditou o fim das nossas motorizadas! O povo, teve acesso ao crédito bancário e pôde comprar japonesas, scooters e sobretudo automóveis!<br>As nacionais eram técnicamente ultrapassadas? As DT não eram pois não? Então que é feito delas? Pululavam por esses liceus fora! Que é feito delas?<br>O encarecer da carta de condução, com mudança para a DGV (IMTT), tambem foi uma machadada nas nacionais!<br>Mas isto, não foi só em Portugal!!!<br>Que é feito das marcas espanholas, francesas, e sobretudo italianas? Ou desapareceram (maior parte) ou foram absorvidas pelos grandes grupos japoneses ou italianos!<br>A europa mudou, houve uma grande evolução económico-social e em Portugal tambem! As pessoas, puderam encostar as motoretas e comprar carro!<br>As motorizadas foram importantes numa época (assim como as bicicletas uns anos mais atrás),hoje não fazem sentido no nosso estilo de vida!<br>Das pessoas que clamam "ai se hoje tivéssemos fábricas de motorizadas"... quantas delas estão dispostas a comprar uma motorizada nacional nova para ir diáriamente para o trabalho?<br>As nacionais, hoje são uma bela recordação! Vamos recordá-las sempre com nostalgia e sobretudo preservar as sobreviventes para que no futuro, possam contar o nosso passado!<br><br>Carlos Martins/Old MopedCarlos Martinshttp://www.blogger.com/profile/14967225514166234939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2439532290881449773.post-3796042361419517932011-02-24T01:05:30.088-08:002011-02-24T01:05:30.088-08:00A indústria nacional de motorizadas, nunca foi mui...A indústria nacional de motorizadas, nunca foi muito acarinhada pelos governos, quer pré ou pós 25 de Abril!<br>Sempre lutaram contra a maré!<br>Devido à elevada sinistralidade das motorizadas, estas foram sempre um alvo a abater!<br>Lembro-me quando num governo de António Guterres, se propôs a redução do teor alcoólico no sangue dos condutores! Foi um reboliço de todo o tamanho, que levou o governo a "engatar rápidamente a marcha atrás"!<br>Quando a indústria nacional das motorizadas entrou em crise, alguem lhe pôs a mão por baixo como nos vinhos? Perderam-se os postos de trabalho e todo o Know How de quase 50 anos!<br>Quando se tentou unificar a Casal, a Famel e a Fundador num projecto único, os "lobbys" que se escondiam na sombra, falaram mais alto...<br>Enfim, costuma dizer-se que temos aquilo que merecemos...<br><br>Carlos Martins/Old MopedCarlos Martinshttp://www.blogger.com/profile/14967225514166234939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2439532290881449773.post-450845747710255072011-03-02T03:52:12.409-08:002011-03-02T03:52:12.409-08:00A frase do Paulo "Quem sabe a história não va...A frase do Paulo "Quem sabe a história não vai ter um virar de página inesperado", não é totalmente descabida. Há países europeus por aí - e em particular na Europa de Leste e no Reino Unido - onde se está a assistir ao lançamento de réplicas de motos e motorizadas que foram sucesso há 40 e 50 anos atrás. Não é a avalanche que foi na altura mas é de qualquer forma algo novo, do antigamente. Nós próprios, já cá temos algo assim em Barrô, na Original Kreidler. Na República Checa, onde há uns anos atrás se fez algo do género com a Jawa 50, a primeira série - de 400 unidades - foi vendida numa questão de horas!José Motahttp://www.blogger.com/profile/16457654357229669137noreply@blogger.com