terça-feira, 12 de outubro de 2010

O nosso herói holandês

Como a maior parte dos pilotos de competição de duas rodas, o holandês Jan Hubberts fez tudo o que estava ao seu alcance para ser campeão, primeiro regional, o que conseguiu, depois nacional, o que também conseguiu, e depois mundial, o que esteve próximo de conseguir - na classe de 50cc, em 1962 - embora não tivesse conseguido lá chegar. A sua carreira ligada às duas rodas poderia ter ficado por aqui, mas não. Depois de se "reformar" como piloto no começo dos anos 70, Jan continuou ligado às motos com vários negócios, incluindo a representação da Morbidelli para a Holanda, a HuVo que fornecia motores de 50cc transformados para competição, e também com uma equipa de competição de grandes cilindradas, a DC Racing, e foi atravês de um desses negócios, o da HuVo que lhe surgiu a oportunidade de tentar bater o recorde do mundo de velocidade com um motor Casal que ainda hoje, passados quase 30 anos, ainda se mamtém em vigor. Aproveitando uma sua passagem recente por Portugal, a MotoClássica falou com ele e na edição de Outubro, que contamos ter cá fora até ao final do mês vamos ter um bom artigo sobre a sua vida como piloto e sobre o recorde que apesar de ter sido conseguido por ele e na Holanda é para nós tão português como a Torre de Belém aqui na capital do betão ou a Torre dos Clérigos no Porto. Ps Na foto de cima, pode ver-se Jan, o segundo da direita na foto, com o resto da equipa oficial da Kreidler de 1962, quando ele foi o quarto classificado no campeonato do mundo na classe no que, na sua opinião, foi a sua melhor temporada de sempre como piloto. Ps2 Coincidência das coincidências, Jan hoje faz anos, 73 e é caso para dizer que esperamos que ele ainda esteja cá muitos mais dias 12 de Outubro.

3 comentários:

  1. boas, ja tinha dito noutro post, mas o recorde ja foi batido creio que em 2005 por um americano com uma mota com motor minarelli am6 turbo

    a mota e chamada de buddfap acho eu, ha um video no youtube e tudo da manga

    ResponderEliminar
  2. Daniel, tb já te tinha respondido ao teu outro post, que há quatro recordes oficiais de velocidade de 50cc e que este continua a ser da Casal HuVo do Jan Hubberts.

    ResponderEliminar
  3. peço desculpa, nem tinha reparado, sendo assim ainda melhor para nos

    ResponderEliminar