quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Florett campeã

As aventuras da Kreidler nos começos do campeonato mundial de velocidade são mais ou menos conhecidas, mas só mais ou menos mesmo. Dos vários fabricantes europeus de motorizadas dos anos 60, a marca alemã foi, de longe, a que melhor viu o potencial do campeonato para promover a marca quando a FIM, em 1961, decidiu criar uma categoria no campeonato mundial para estas cilindradas. As duas outras marcas alemãs de maior renome internacional nesta cilindrada, a Sachs e a Zundapp já não estavam em muito boas condições financeiras e as marcas italianas não tinham dimensão para custear uma temporada inteira com sete ou oito provas, cada uma num país diferente. O que os homens da Kreidler pensaram, muito inteligentemente, foi que quanto mais conseguissem que a sua moto se parecesse com uma Florett, mais dividendos tiravam da sua participação no mundial. E assim foi. O motor da máquina era baseado no da Florett normal mas com umas grandes alterações como o carburador, a cabeça do motor, os pistons e até a caixa (que passou das quatro velocidades de fábrica para quatro vezes três!). Graças a todas estas alterações, enquanto a Florett normal tinha 3,5cv e uma velocidade máxima de 65 km/hora, a sua "irmã" de competição tinha 8,1cv a 12.000 rpm e a velocidade de ponta era de quase 120 kms/hora. Mas o mais curioso era o depósito e o resto da carroçaria da moto. O desenho original da carroçaria da máquina não tinha nada a ver com a Florett normal mas a direcção da Kreidler fez questão que fosse feita uma nova carroçaria a imitar o mais possível a Florett normal. Isto fez com que durante muito tempo, muita gente pensasse que a Florett de competição era, basicamente, uma Florett igual às que se vendiam nas lojas, apenas com pequenas modificações!

3 comentários:

  1. Olá Pedro, boa noite.
    Como fico contente de te ver interessado nas Florett. Tenho visto e lido muita coisa sobre as Kreidler Florett mas, fotografia como esta, não conhecia e nem sabia que a direcção da Kreidler tinha pretendido manter as máquinas de competição o mais próximo, possível, das máquinas normais dos clientes.
    Quanto pode custar, se houver para aquisição, um "brinquedo" destes?

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  2. Oi Paulo. Gosto muito destas tuas "senhoras", e conto ter um artigo na revista, só sobre este tema, das Floretts em competições, para além de outros temoas "florettianos". Quanto ao preço de uma coisa destas, penso que´é coisa para muito dinheiro mesmo. Que eu saiba só há umas 15 ou 20 no mundo. E como tu sabes melhor que eu, a "febre" pelas Floretts não pára. Penso que há muito poucas em mãos de particulares e deve ser quase tão raro uma dessas ser posta à venda no mercado como um marciano decidir aterrar na A1 ou noutro lugar nas imediações dela! Umas dezenas de milhares de euros, Paulo. 80.000, 100.000, talvez mais.

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  3. ena pá isso custa a vincent Hrd Black shadow a melhor mota de sempre ou a Brough Superior ss 100 do lawrence da arabia até uma ducatti antiga de competiçao custa menos que isso entendo q goste muito de floretts mas valem o q valem

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