sexta-feira, 20 de agosto de 2010

As valentes

Há cerca de 100 anos atrás, os chamados "poços da morte" eram uma atracção de primeira ordem nos Estados Unidos e não só. Estima-se que nos seus tempos áureos, entre 1910 e 1930, terá chegado a haver mais de 100 "poços" a actuar ao mesmo tempo em todo o país. Com o objectivo de atrair o máximo de espectadores, os responsáveis dos parques de diversões com este tipo de entretenimento começaram a tentar usar mulheres em vez de homens nos "poços" e apesar de não haver assim tantas candidatas - afinal conduzir uma moto dentro de uma bola de metal a uns 60-70kms/hora com a moto na horizontal ou mesmo para lá da horizontal não é para qualquer um, ou uma - historiadores que se dedicam ao estudo de parques de atracções calculam que tenha chegado a haver umas 50 mulheres nesta profissão.

Um dia, porém, alguém achou que se podia chegar um pouco mais longe e lembrou-se de criar uma pista, também com paredes verticais ou quase, mas que para além de mulheres a conduzir podia ter uma outra atracção que o público dos parques de diversões tanto gosta, leões. Baptizado com o nome de "leãodromo", este tipo de arena tornou-se ainda mais popular que o poço da morte tradicional e algumas mulheres com nomes fictícios como Violet (Violeta) e Sweet Purple (Cor-de-rosa Doce) tornaram-se quase tão famosas como os políticos ou os fora-da-lei mais conhecidos da época.

Na maior parte dos casos, elas, e os seus colegas masculinos (que também os havia!) conduziam véiculos de quatro rodas para o caso dos "pequenos" animais se fartarem de andar à roda num ambiente fechado e a alta velocidade mas pelo menos uma leãodromista, cujo nome artístico era Ethel, fazia questão de conduzir os seus leozinhos de moto numa plataforma criada especialmente para o efeito e que assentava por cima do depósito de gasolina da sua moto. Mesmo com a televisão e a internet dos dias de hoje, quantos de nós não daríamos o ceú e a terra para podermos (revi)ver um espectáculo destes ao vivo?

1 comentário:

  1. Os chamados "poços da morte", embora eu não seja tão velha assim, ainda consigo recordar de ver um ou outro nas festas e romarias, mas sem ter muita noção se eram homens ou mulheres que o faziam.
    O que sei na verdade é que me impressionava bastante.
    Há poucos anos atrás vi sim um em Palma de Maiorca e aí já apreciei como adulta. É impressionante e perigoso e com animais seria muito mais.
    Agora ser feito por mulheres, desconhecia, mas se o fizeram, e parece que sim, só posso elogiá-las de novo. "VALENTES"

    ResponderEliminar