sábado, 20 de março de 2010

A exposição...

Embora muito dedicada a automóveis, a sexta edição da Motor Clássico que decorreu no fim de semana passado na Fil, em Lisboa, também tinha algumas coisas interessantes ligadas às duas rodas e, para quem não teve a oportunidade de a visitar, aqui ficam uns "cheirinhos". Para mais pormenores, é esperar pela próxima Dmc onde conto ter um artigo desenvolvido sobre o evento!





Pois é, os carros são os grandes senhores do evento e por mais que gostemos de duas rodas não é possível ignorar a beleza de algumas das bombas presentes como Ferraris, Jaguars e Lamborghinis, mas no meio daquilo tudo há lugar para motos, motorizadas e mini-motas, desde coisas grandes e caras a outras mais domésticas, e com alguns "híbridos" pelo meio.







Uma das atracções que terá dado mais trabalho trazer à MotorClássico e que mais tem despertado as atenções, é este conjunto de carros, jipes e motos da segunda guerra mundial, nas motos havendo lugar para uma Norton inglesa, três BMW, uma Zundapp, e uma raríssima NSU de lagartas. Só este conjunto, em qualquer lugar do mundo, seria um chamariz especial.






Já tinha ouvido falar nas Vespas de competição mas nunca tinha tido a oportunidade de as ver de perto, sobretudo numa exposição. E esta mostra de alguns dos "bólides" nacionais nesta área, também me encheu os olhos. Pelas mãos do Vespa Racing Club fiquei a saber das mil e uma alterações que podem ser feitas a estas máquinas, desde o aumento de potência, a instalação de travões de disco, a redução do peso da carroçaria, etc, etc.




Já havia um zum zum zum no ar que o Paço Branco ia trazer um conjunto de motorizadas xpto dos anos 50 e 60 à feira mas como sempre, os homens do clube de Conceição de Faro consguiram surpreender não só pelas "senhoras" que trouxeram - uma delas uma Veloce de que eu, pelo menos, nunca tinha ouvido falar, como pela qualidade dos seus restauros.





Embora o objectivo inicial fosse mais ambicioso, o stand da Dmc na feira também esteve bem composto, em boa medida graças à última novidade de João Rodrigues, o homem de Benavente que aqui há uns tempos atrás já nos tinha surpreendido a todos com o seu restauro do pormenor de uma Fuego. Desta feita, João, com a ajuda do pai - que aqui aparece com um outro amigo ligado às clássicas - presenteou-nos com uma adaptação de uma motorizada de cross dos anos 70, com motor Sachs de 5! Outro brinco, e outro tema a ser desenvolvido muito em breve na Dmc.

1 comentário:

  1. Pois é. Temas não vão faltar para a próxima DMC.
    Espero que tudo fique XPTO. Boa sorte.

    ResponderEliminar