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Faz dentro de semanas 45 anos que um engenheiro alemão excêntrico, Friedel Munch, decidiu fazer a moto de produção mais rápida do mundo. Pôs de lado todo o dinheiro que tinha e não tinha, fechou-se no escritório da sua casa durante uns meses e no final de 1965 apresentou ao mundo a sua criação, uma das motos mais feias que alguém se lembrou de criar mas, ao mesmo tempo também, a moto de produção mais rápida do mundo e uma das mais confortáveis. Sempre com problemas financeiros, a empresa conseguiu sobreviver até 2000 e ao longo desse tempo desenvolveu várias versões da sua Munch Mammouth sempre com o mesmo conceito de grandes máquinas, com motores de quatro cilindros tranversais aproveitados de motores de carros, vários carburadores e outros equipamentos complementares ao motor (umas das versões até tinha um turbo carregador) e várias configurações alternativas de depósito e banco. Apesar de interessante, o conceito da Munch nunca vingou, e o problema nem foi a sua falta de beleza ou o seu peso que nalgumas versões chegava aos 400 Kgs. Com um preço de venda de 4000 dólares na época (algo como 50.000-60.000 euros nos dias de hoje), os compradores eram poucos e insuficientes para manter a pequena fábrica da marca a funcionar. O que é mesmo extraordinário é como ela se aguentou de portas abertas até 2000 mas isso tem a ver uma outra história quase tão maluca como a da Munch. Em 1965, um milionário americano, Floyd Cymm, acreditou que podia fazer renascer a Indian das cinzas e convenceu-se que iria conseguir o "milagre" com a ajuda da Munch. Comprou uma participação minoritária na empresa só que Fr. Munch nunca se interessou pelo projecto. Para ele, a única moto interessante e na qual valia a pena apostar era na sua Munch Mammouth!
Há alguns anos, fiquei surpreendido, pois ao visitar uma exposição de motos em V N de Famalicão, deparei com alguns exemplares que nunca imaginei poderem existir em Portugal!!! Motos que conhecia dos livros e que são lendas do motociclismo histórico mundial!!! Entre elas, lembro-me da Scott de dois cilindros, 2T e radiador, de pelo menos uma Brough Superior (marca eternamente ligada ao nome de Lawrence da Arábia) e uma mastodontica (mamútica?) Munch Mammouth!!!
ResponderEliminarUma exposição particular a não perder pela "Da Moto Clássica"!!!
Carlos Martins/Old Moped
Temos que ver isso, Carlos. Vou tentar arranjar a visita e, se quiseres, passo por Sangalhos para vires também. Daí até lá são uns 80kms, não? Ou vamos os dois na minha burrinha ou vou eu nela e tu vens numa das tuas "máquinas".
ResponderEliminarE porque não???...
ResponderEliminarCarlos Martins