
domingo, 30 de outubro de 2011
Vendida, por 240.000 mocas.

sábado, 29 de outubro de 2011
A rolar, até França

quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Qualquer dia num autódromo perto de si.
Depois das inglesas, das alemãs e, mais recentemente, das japonesas, a mais última moda nos Estados Unidos e no Reino Unido em matéria de clássicas são as motos de competição. Sejam elas de pista, cross, enduro ou outras, as motos deste tipo são as que têm sofrido uma maior interesse este ano e tudo indica que pelo menos em 2012 elas vão continuar a estar no "top" das preferências dos grandes colecionadores. Portugal não é excepção a este movimento e para lá dos restauros de motos nacionais que já foram grandes estrelas nas pistas, temos vindo a assistir a um crescendo de importações, sobretudo de França e Inglaterra de motos de competição, sobretudo japonesas dos anos 70 e 80. Na região de Lisboa e arredores, no entanto, há quem se esteja a interessar por outras coisas, nomeadamente pelas clássicas de speedway. E isto porque estão em curso pelo menos três projectos de restauro de máquinas deste tipo, todas elas utilizando motores JAP monocilíndricos de magnésio. Para já a ideia dos três é restaurar, ou melhor falando criar, as motos mas há também planos para elas serem postas a "correr" - talvez nos autódromos de Braga, Estoril ou Portimão - quando estiverem prontas, o que se prevê acontecer já no ano que vem. Pode parecer um projecto para um novo filme de Spielberg mas daqui a menos de um ano já vamos poder ver para crer!
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
O "cabelo de urso" foi-se
domingo, 23 de outubro de 2011
A nova Brough, a máquina dos 250.000 euros
Quando o inglês Mark Upham, em 2008, comprou os direitos de produção da Broughs Superior, o seu objectivo era claro mas ao mesmo tempo extremamente ambicioso: construir réplicas da famosa Broughs SS100 pelo menos tão boas como as originais SS 100 que, nos anos 20 e 30 fizeram com que a marca fosse conhecida na Europa e nos Estados Unidos como o Rolls Royce das duas rodas. Apesar de respeitar na íntegra todos os pormenores da Broughs original, Mark teve a ideia de, num caso ou outro, utilizar metais mais leves e resistentes, o que por um lado iria permitir à moto atingir um melhor desempenho enquanto por outro iria ser mais resistente e flexível. O preço da moto, que já era previsto ser alto, ainda se tornou mais alto, chegando aos 250.000 euros. Mark, no entanto, não desistiu do projecto, e ainda bem. É que, apesar do seu preço, a moto já tem a sua produção assegurada até ao começo de 2013. Com um preço destes, não será de estranhar que os Estados unidos e o médio oriente sejam os dois principais mercados finais da SS101, como esta "nova" SS100 foi denominada, mas pelo menos 20% ainda vêm para o velho continente. Haja "cacau"!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Quem disse que elas morreram sem lutar?

terça-feira, 18 de outubro de 2011
A "jawista" de Santo Tirso
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Tempo de pechinchas

sábado, 15 de outubro de 2011
Esta merece
A fama de "porcos, feios e maus" com que muita gente ainda rotula os motociclistas em geral pode demorar um pouco a desaparecer mas há quem saiba tirar partido disso como a Carslberg, com este genial anúncio cuja versão do YouTube, só ela, já tem quase seis milhões de visitas!
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
O maior show de clássicas no mundo

Realizado pelo sétimo ano consecutivo, o Barber Vintage Festival conseguiu neste curto prazo de tempo algo invejável para qualquer tipo de evento, seja ele ligado a motos clássicas, antiguidades, música ou o que seja. Tornou-se no maior do género em todo o mundo. Realizado nos Estados Unidos, na cidade de Birmingham no Estado de Alabama, o evento é um misto de exposição, parada, corridas e feira de clássicas e a edição deste ano contou com cerca de 60.000 visitantes. Para quem gosta de clássicas e pôde dar-se ao luxo de viajar até ao evento, terá sido um fim de semana inesquecível. Só para se ter uma ideia, só a nível de exposição estavam presentes mais de 100 motos únicas no mundo, incluindo uma série de italianas e japonesas de competição. A ideia do evento é de um milionário norte-americano, George Barber, que já investiu 70 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de euros) na compra e restauro de motos antigas e que tem um dos maiores museus do mundo deste tipo de motos, museu esse que até incluí uma pista para provas e apresentações com 3,7 kms de extensão. A vida é dura, não é?
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
A próxima SóClássicas

Como dizem os alentejanos, foi uma "carrada" de trabalho, mas a nova SóClássicas já está mesmo a sair. Está já praticamente pronta na gráfica e se tudo correr bem segunda já é entregue aos assinantes e terça está nas bancas. O artigo da capa é dedicado às chamadas Zundapp de origem mas além das mesmas, as quais contam com um artigo de sete páginas, mas além delas, são abordados muitos outros temas relacionados com as "senhoras", incluindo passeios de norte a sul do país, a última prova do Troféu de Resistência Vespa em Fátima, uma resenha histórica sobre o transmontano Costa Paulo que é um dos pais da Xf, restauros e outras coisas mais. Esperamos que goste.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Algures a sul de Frankfurt

segunda-feira, 10 de outubro de 2011
A híbrida do Ribatejo
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
O homem também gostava de clássicas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Desta vez sem um pingo de chuva, e com muito sol

terça-feira, 4 de outubro de 2011
O primeiro "carro" de muitos franceses

domingo, 2 de outubro de 2011
E agora na Atalaia
A par dos passeios e encontros, as provas de motorizadas clássicas estão também em franco desenvolvimento de norte a sul do país. No norte já se realiza desde há alguns anos o Xassos Cup, um troféu idealizado pelo Moto Clube do Porto e cujo ponto alto é a corrida da aldeia de Fontes, no concelho de Santa Marta de Penaguião. Em Trás os Montes temos corridas também de rua, como a da Aparecida e a de Valpaços. Mais a sul, nos concelhos cercanos de Lisboa, há os troféus de cross de clássicas que, como o Xassos Cup, movimentam umas boas dezenas de Casal, Sachs, Macal Famel Zundapps e outras "bombas" transformadas. Em Alcanede há já desde há algum tempo provas regulares de velocidade de motorizadas clássicas no kartódromo local. Mais a sul, na zona de Odemira realiza-se outro, mas de TT, o qual já vai na quinta ou sexta edição e conta também com dezenas de participantes. Uma mão cheia de eventos desportivos ligados às "senhoras" ao qual se vem agora juntar um outro TT, no Alto Alentejo, na aldeia de Atalaia, no concelho de Gavião. Vai ser o primeiro do género na zona, tem lugar no próximo sábado dia 08, e segundo a organização, poderá contar com cerca de 50 participantes, muitos dos quais, como o amigo João Costa que aqui aparece na foto nos preparativos da sua Famel Zundapp de quatro velocidades, não têm qualquer experiência nestas coisas mas prometem muita emoção e espectáculo. "Não faço ideia como vai ser", diz ele, "Mas tou convencido que vai ser tão ou mais emocionante que um TT de Portugal ou um Raid da Ferraria".
Subscrever:
Mensagens (Atom)