quinta-feira, 8 de março de 2012
O último trunfo da Zundapp
Durante boa parte das décadas de 50 e 60, a Zundapp alemã, juntamente com a Kreidler também alemã e a Motom italiana, foi um dos maiores fabricantes mundiais de motorizadas assim como de motos de pequenas cilindradas. A sua gama Combinette e depois a linha KS, venderam-se aos milhões e ajudaram a marca a conseguir recuperar uma boa parte do prestígio e importância que tinha antes da segunda guerra mundial. No final da década de 60, no entanto, tudo mudou. A maior parte da Europa deixou de comprar motorizadas como veículos de trabalho - Portugal, juntamente com a Grécia, eram um caso à parte - e a Zundapp, de repente, viu-se obrigada a descobrir novos nichos de mercado para sobreviver. Um desses nichos foram as motos de cross e apesar dos fabricantes japoneses em geral, e da Yamaha em particular, já estarem na altura a "montar" um verdadeiro assalto a esta área, a Zundapp concebeu uma moto revolucionária de offroad, a Zundapp 125 MC, que não só ganhou o campeonato alemão de cross durante cinco anos consecutivos, entre 1971 e 1975, como também a primeira edição da classe de 125cc do Troféu Internacional de Motocross da FIM também em 75. É bem possível que a moto pudesse ter mudado a sorte da marca, mas os problemas financeiros da Zundapp eram cada vez maiores e não só não foi possível arranjar dinheiro para desenvolver a gama para outras cilindradas ou para promover a MC nos Estados Unidos, o grande mercado de motos de cross na época, como no final da temporada de 1975, a melhor de longe para a moto em termos desportivos, a Zundapp teve que acabar com a sua equipa desportiva e com a produção das MC também. Dois anos depois, com a empresa já praticamente em estado de "coma", o Tribunal Comercial de Munique decretava a falência da empresa.
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