domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eles (também) estão a descobri-las


Se há região de Espanha onde se liga mais a tudo o que é português essa região é, indiscutivelmente, a Galiza. A proximidade, a língua e muitos dos costumes fazem com que quando lá vamos nos consigamos sentir quase como se estivéssemos em Portugal e faz também com que muitos galegos se sintam em casa quando passam a fronteira. Em face disto, não é de estranhar que a haver uma região do país vizinho onde mais cedo ou mais tarde se iria começar a apreciar as nossas "senhoras", esse lugar seria também a Galiza. Já há mais de um ano que pensava que isto poderia acontecer mas no sábado passado, no meio de um períplo de quase 1300kms de viagem pelo Portugal profundo a ver motos e a conhecer pessoalmente uma mão cheia dos já mais de 100 grupos que estão a participar activamente no projecto do Todos a Fátima, dei de caras, perto de Viana do Castelo, com este grupo de cinco amigos galegos e uma Mopede que estava ser montada no reboque do carro de um deles. Estava cheio de pressa - era meio dia e tinha um almoço às duas da tarde quase do outro lado de Portugal e ao qual só consegui chegar às 16.30, uf! - e não foi possível ficar a falar com eles muito tempo, mas ainda deu para "descobrir" umas coisas nomeadamente que a Mopede ia para Vigo e que, pelo menos na Galiza, há um número ainda pequeno mas cada vez maior de entusiastas de motos antigas interessados em máquinas portuguesas. Quanto à Mopede que se deixe de lágrimas quem possa ter pena dela ter ido para Espanha pois ela vai voltar cá, com alguma regularidade. E isto porque o seu novo dono -o homem da camisola verde, o Manolo - pretende vir participar com ela nalguns alguns passeios minhotos e está a organizar com mais três amigos irem em Junho ao Todos a Fátima. "No es muy cerca de Vigo", diz ele, "Pero participar en un record del mundo es una vez en la vida". Se a Mopede for legalizada lá em Vigo - o que é bem provável que aconteça pois estas coisas lá são 500 vezes mais fáceis que cá - vai ser engraçado vê-la com uma matrícula espanhola de motos históricas no meio das nossas "senhoras" todas!

3 comentários:

  1. Força amigos, cá vos esperamos em Fátima e em outros passeios que irão ter lugar durante o ano.
    Seria bom ter o vosso endereço de e-mail para vos enviar notícias de passeios futuros.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel. ( paulo.g.almeida@netvisao.pt )

    ResponderEliminar
  2. Não sei se o amigo Manolo vai ler o teu comentário, Paulo - é possível que nao seja leitor do blog - mas como ele é leitor da revista - descobriu-a à venda em Espanha e desde então já arranjou maneira de ter os números todos desde o número 01 - vou tentar por-te em contacto com ele por lá.

    ResponderEliminar
  3. felicidades para nuestros ermanos e tragam essas maquinas ate portugal ao todos a fatima ca vos esperamos.um abraço do clube de motorizadas classicas,os bota fumo de penafiel portugal.....

    ResponderEliminar