sexta-feira, 25 de março de 2011

Esta é para o inspector Poyrot

Aqui na revista temos para nós que todas as motos antigas são bonitas e simpáticas mas há umas que, - há que admiti-lo - além destas duas propriedades, têm uma outra: são uma grande dor de cabeça. No verdadeiro sentido da palavra, dizer que uma moto antiga é, ou foi, uma "dor de cabeça" teria a ver com as dificuldades que ela deu, ou está a dar no seu restauro, mas em termos de revista, o significado é ligeiramente diferente: uma "senhora" que dá dores de cabeça é uma cuja identificação se revela complicada. E esta, esta pequena Gloria dos anos 60, é um bom exemplo disso. É que para começar não houve uma marca "Gloria", mas três, uma no Reino Unido nos anos 20, uma segunda em Itália nos anos 40 e 50, e uma terceira em Itália também, nos anos 60 e 70. Por alguns pormenores como o tamanho do motor, a forma do cilindro, as rodas, e a suspensão traseira - esta pertencerá à terceira e mais recente Gloria, a qual por sua vez pertencia a uma empresa italiana Intramotor. Até aqui, tudo bem. Daqui para a frente é que começam as dúvidas, os pontos de interrogação, e os receios de falar demasiado nela. E isto porque por mais que tenhamos procurado - e acredite-se que estivemos ainda umas quatro a seis horas á volta do assunto - não descobrimos qualquer referência inequívoca a dizer que esta Gloria existiu. É certo que a Intramotor se especializou em ciclomotores mas tudo o que descubrimos dela, e a ainda descobrimos muita coisa, refere-se a ciclomotores dos anos 70 e 80, com linhas muito mais modernas que isto. Aqueles guarda lamas todos trabalhados e a caixa de ferramentas são típicos dos anos 60, do começo dos anos 60, para sermos mais exactos. No começo dos anos 60 porém, uma suspensão traseira como a desta Gloria, embora não impossível, seria algo revolucionário e muito pouco provável. Este tipo de suspensão só começou a ser usado no final da década, começo dos anos 70. Depois de muito coçar a cabeça, ainda nos deu para pensar que, eventualmente, isto poderia ser uma replica, ou um antigo-novo, mas nos anos 70 e 80, quando a Intramotor fabricou ciclomotores, a moda das réplicas ainda não tinha chegado. Que coisa mais estranha.

1 comentário:

  1. Boa noite:
    Gloria, é uma marca italiana que foi fundada por Alfredo Focesi de Milão, Itália.
    Este, assim como muitos outros construtores italianos de ciclomotores e motos, começou por fabricar bicicletas, e mais tarde ciclomotores.
    Este ciclomotor foi produzido nos anos 50, é um Gloria, de 48 cc, modelo 3/m, e tem 3 velocidades.
    Cumprimentos.
    Carlos Couceiro

    ResponderEliminar