segunda-feira, 21 de março de 2011
Por cá há uma, pelo menos
Lançada em 1985, a Honda XLV 750 R com dois cilindros em "V" foi a resposta da Honda à BMW GS80 e ao inesperado sucesso comercial que ela teve no seguimento dos bons resultados da marca alemã no Paris-Dakar. Era, e continua a ser, bonita até dizer chega, mas pesava 220 kgs em seco e tinha tanta tecnologia de ponta, incluindo veio de transmissão, ignições independentes para os dois cilindros, três válvulas por cilindro e outras coisas, que não ganhou grande fama em matéria de robustez e, com isso, não atingiu o volume de vendas esperado pela marca japonesa. Ao fim de três anos, em 1988, a sua produção foi descontinuada e no seu lugar ficaram outras motos da Honda mais específicas para utilizações mistas estrada-fora de estrada como a Varadero ou a Transalp. Foi o que se chama um "flop" comercial mas ao mesmo tempo uma daquelas motos com todo o potencial para vir a ser uma grande clássica. E ao que parece em Portugal há, pelo menos uma. Terá vindo dos Estados Unidos em caixotes e o homem que a comprou, no Alentejo, teria a ideia de a restaurar e montar, mas o trabalho ficou a meio, e a moto ficou esquecida durante anos. Há poucas semanas, porém, no seguimento de um artigo na MotoClássica do mês passado sobre o último leilão de motos em Las Vegas, em que uma XVR foi à "praça", o seu novo dono (a moto entretanto foi vendida, embora continue em caixotes), já está com a cabeça a fervilhar para a restaurar. Será que ainda a vamos ver o previlégio de ver uma XVR com matrícula portuguesa e, já agora, a rolar por aí? Era "muita" bonito. Era, era.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Em Soure-Coimbra tenho conhecimento de uma outra que ate estava a venda por bem pouco dinheiro...axo k o valor era igual a cilindrada, pois tive a oportunidade de a ir ver e estava em bom estado...apenas um contra...nao tinha documentos...esta veio da suiça.
ResponderEliminarInteressante, Frederico. Arranja-se foto dessa outra?
ResponderEliminarOla bom dia , não queria deixar esta oportunidade para dizer que tambem tenho uma coisa destas, tenho o mesmo problema , é os documentos, veio de frança e ando a tentar procurar uma forma de a legalizar. A mota esta em fase de restauro
ResponderEliminarCumprimentos
Luis