E ao fim de algumas horas de incerteza (a primeira parte do post foi preparada as seis da matina) - ou seria angústia - o mistério já tem resposta. Apesar do nome, trata-se de um motor a gasolina, dinamarquês, que foi vendido no começo dos anos 50, e que, para além do nome, tem outra particularidade, a sua cabeça é para baixo! E, ao que parece, os que há em Portugal, seis ou sete, estão todos no Algarve. Obrigado Álvaro, Juan e Norberto!
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Diesell... quê?
Apesar de ainda me faltar muito para me poder considerar um entendido em motos e motorizadas, pensava que já sabia umas coisas mas volta não volta aparece-me uma que me faz pensar se já saberei realmente mesmo alguma coisa de jeito. É o caso deste motor auxiliar para bicicletas, chamado Diesella, que penso ser do final dos anos 40 que apareceu num encontro de ciclomotores e bicicletas com motor auxiliar que teve lugar há poucos dias atrás em Olhão. Pelo nome, o motor parece ser a diesel mas pelo aspecto o motor parece ser de 50cc e sempre pensei que motores a diesel tão pequenos para véiculos fosse algo impraticável. E como não há duas sem três, se este motor, como aparenta, é do final dos anos 40 ou do começo dos 50, quem se lembraria de fazer um motor auxiliar a diesel para bicicletas numa altura em que a gasolina era ainda infinitamente barata e quando não se dava qualquer importância ao diesel como combustível alternativo? Poderia estar tudo explicado nalgum livro ou na net mas tanto quanto conseguimos pesquisar até agora, não há nada. Terá sido uma experiência de algum Professor Pardal português? É daqueles casos para os quais parece não haver resposta, mas de certeza que há.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário