terça-feira, 1 de junho de 2010
A scooter de todos os mistérios
Sabe-se muito pouco, para não dizer quase nada, dela mas, ao mesmo tempo, esta scooter Bmw - que se encontra num museu Bmw no sul da Alemanha e se crê ser exemplar único no mundo - tem que se lhe diga. Sabe-se que data de 1953 quando o espectacular sucesso das scooters italianas em geral, e da Vespa em particular, obrigou todos os grandes fabricantes de motos a pensarem se não deveriam também entrar no mundo das scooters. A Zundapp, na altura ainda uma série concorrente da Bmw, entrou - com a gama Bella - e a Bmw decidiu também avançar com um projecto seu, a R10. Por desenhos da época, sabe-se que esta versão não foi o projecto inicial o qual tinha ângulos menos harmoniosos tanto nas saias como nos balons. O motor era de 200cc, possivelmente baseado no da Bmw R25, a moto desenvolvia 11cv e a sua velocidade de ponta rondaria 100kms/hora.No meio disto tudo, o mistério dos mistérios prende-se com a decisão, ou não decisão, da Bmw em avançar com a produção em série da R10. Apesar da marca ser extremamente bem documentada, sobretudo no que diz respeito a todas as suas máquinas produzidas depois da segunda guerra mundial, sobre a R10 não há, até agora, quaisquer dados oficiais sobre ela.
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