sexta-feira, 18 de junho de 2010

A primeira "a sério"

Os primeiros modelos que a Honda vendeu fora do Japão eram ciclomotores e pequenas motorizadas que, na altura, passaram quase desapercebidas da maioria dos entusiastas das duas rodas da época. A primeira moto digna desse nome que a empresa nipónica se atreveu a comercializar no ocidente foi uma bicilíndrica a quatro tempos de 305cc e 25 cavalos que na altura pareceria um "mono" ao pé das motos inglesas e americanas da época. Era tudo menos atraente, não tinha quase cromados e o seu desempenho não era nada por aí além. Mas tinha três características que, com o tempo, se revelaram os grandes trunfos da Honda em particular e das japonesas em geral: era relativamente barata, muito simples em termos de manutenção, e extremamente resistente. E ainda vinha equipada de fábrica com arranque eléctrico. As suas vendas também não foram espectaculares mas aos poucos, e sobretudo pelo chamado passa-palavra, o nome Honda começou a ser apreciado. A marca, porém, apercebeu-se que para conquistar um mercado mais alargado tinha que tornar a Dream mais "sexy" e no começo dos anos 60 lançou uma nova versão, um pouco - mas pouco mesmo - racing, a que chamou Dream Sport a qual era em tudo igual à versão normal, que depois foi rebaptizada com o nome de Touring, excepto num pequeno detalhe: os tubos de escape. Enquanto na versão normal, eles saíam por baixo, como em todas as outras Hondas dos anos 50 e do começo dos 60, nesta Sport, eles saíam por cima!

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