Enquanto a MotoClássica 26 está já na gráfica, as atenções cá na casa estão todas no próximo número o qual vai ter um mega-artigo (mega-encontro, mega artigo, deve ser a onda!) sobre a colecção de José Pereira de Felgueiras. Vão ser mais de 10 páginas a falar na maior colecção de motos portuguesa que este empresário amante das duas rodas tem vindo a construir com muito esforço e dedicação. E o homem tem tantas motos que já passei, e ainda vou passar mais, umas boas horas a pesquisar nomes, a verificar anos de fabrico e outras coisas das mais de 500 que ele tem. Pois estava eu nestas verificações quando ontem já a horas de se estar a dormir me deparei
com uma coisa que deu um pequeno curto-circuito aqui nos neurónios. O titulo era "A moto Citroen" e como nunca tinha ouvido falar em tal coisa lá fui ver o que era. A Peugeot, sabia que tinha feito motos, ou melhor scooters, mas a Citroen nunca tinha feito nada a não ser automóveis. Investigando melhor, descobri que afinal nunca houve motos Citroen no sentido estrito da palavra, mas o caso não deixa de ser interessante. No final dos anos 70, o Ministério da Indústria francês lançou um concurso de criatividade industrial e o vencedor foi um pequeno consórcio denomnado BFG (das iniciais dos seus três promotores, Louis Boccardo, Dominique Favario e Thierry Grange) que se propõs a construir motos com o motor do Citroen GS de 1299cc. O consórcio ganhou uma ajuda estatal não só para desenvolver o projecto como para fabricar uma primeira série de 450 BFGs, algumas das quais ainda foram utilizadas pela Gendarmerie Nationale (a primeira foto mostra uma dessas motos, equipada a rigor).
O projecto morreu mas um dos promotres, Boccardo, desenvolveu uma nova moto, a Boccardo, com o motor do Citroen AX a diesel do qual se terão fabricado quatro exemplares todos eles artesanalmente na sua oficina nos arredores de Paris (segunda foto). Uma delas chegou a ter sidecar (terceira foto) e ao que parece o objectivo de Boccardo era fabricar pequenas series da moto, todas com side mas
infelizmente este projecto também falhou. Um dos protótipos, porém, foi parar aos Estados Unidos onde o seu dono criou uma carenage e um conjunto depósito-banco todos xptos e onde a moto - conhecida simplesmente como "The Citroen" - é um chamariz. Quem bem se pode inspirar nestas aventuras mecânicas é o nosso conterrâneo António Pinto de Castro Daire que sem apoios de espécie alguma conseguiu conceber e construir a sua "Indian" com o motor de uma Renault 4L por apenas três mil euros. Se o homem se lembra de começar a construir outras "Otinp", como a sua moto se chama, se não arranjar compradores por cá, de certeza, mas de certeza, que os arranja em Espanha, em França ou nos Estados Unidos.
Este ano, foi vista na Guarda, uma moto baseada num conjunto motor/caixa Citroen 2cv!
ResponderEliminarCom soluções técnicas/estéticas, muito bem conseguidas, é uma bela moto!
Merece estar aqui!
Carlos Martins
PS. A Peugeot, construiu scooters, motos e bicicletas!
Obrigado, Carlos. Possivelmente a máquina vista na Guarda seja a Moto 2cavalos feita por um francês excêntrico que todos os anos leva um 2cavalos especial de corrida aos encontros europeus deste tipo de carro. Além dessa moto, fala-se que um outro francês numa viagem num 2cavalos no deserto do Sahara há uns anos, teve problemas e fez uma moto a partir do carro. Quem parece que sabe da história é um tio do Eduardo do Carregado que também é apaixonado por carros antigos em geral e Citroens em particular. Vou ver se consigo chegar até ele
ResponderEliminarBoa noite:
ResponderEliminarA propósito da BFG, venho acrescentar muito resumidamente o seguinte: as BGG foram criadas por Broccardo, Favario e Grange e construídas nos anos de 1982 e 1983. Eram equipadas com motores Citroen de 1300 cc e uma grande parte foi vendida para serviços estatais franceses, embora a partir de 1983 já sobre a marca MBK. Boccardo abandonou cedo o projecto e criou uma moto muito parecida com a BFG, a MF (Moto Française), equipada com motor Citroen Visa 650, mas foram construídas poucas unidades. Quando a MBK deixou de as produzir as peças de fábrica foram compradas pelos Ateliers Precision (o dos sides cars) e este quando encerrou portas todas as peças foram compradas pelo Moto Clube BFG que assegura actualmente o fornecimento de peças aos possuidores destas motos (já imaginaram por cá um Moto Clube Casal, um Moto Clube SIS Sachs, um Moto Clube Famel… a fornecer peças aos amantes das nacionais). Mais recentemente saiu um artigo sobre esta moto e este clube na revista Moto Legende e lembro-me perfeitamente de publicidade nas revistas Moto Journal do início dos anos 80 onde a moto aparecia com flores em cima do depósito. Pedro por último queria só dizer que a ultima foto que apresentas é de uma BFG 1300, e a primeira foto parece-me ser de uma Honda Bol d´or onde foi enxertado um motor a Diesel(??).
Cumprimentos
Carlos Couceiro
Oi Carlos, Fico contente que este post tenha despertado tanto interesse e também de ver que pelo menos tu e o Carlos Martins são verdadeiras sapiências nesta matéria também. Vou rever o post pois para além da possível "intrusão" dessa Bol d'Or parece que há mais uma ou duas coisas lá que não estão completamente católicas, nomeadamente sobre os tipos de motor Citroen usados nestas motos. Quanto ao Moto Clube Casal ou ou Moto Clube SIS Sachs ou outros do género, acho a ideia excelente e pelo menos uma ou outra tem pernas para andar. Sei que em Aveiro, pelo menos, há uma ideia para algo do género - da Casal - que estaria a ser pensado por ex-empregados da empresa. Vou tentar saber em que pé é que está o projecto. Parabéns por essas antenas!
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarDepois de alguma ausência não posso deixar de de fazer os meus comentários.
Pois é Sr. Carlos Martins e Sr. Carlos Couceiro, vocês percebem muito disto!
O Pedro Oliveira que se cuide com os post que coloca senão vocês não lhe vão dar tréguas. Estejam atentos.
Passem bem
BM