monocilíndrico de 500cc e tirou-lhe o motor. Ainda pensou em "muscular" também este motor mas quando viu que era difícil aumentar-lhe a capacidade muito para lá dos 1000c começou à procura de motores monocilíndricos de aviões dos anos 10 e 20 do século passado e há dois anos descobriu um na Veterama, a maior feira alemã
de automobilia e motobilia, com 2000cc que fazia parte de um motor radial. Comprou-o, desmontou-o, reforçou o quadro, ampliou o bloco motor da Konsul para 6,2 cmpara ele poder receber o novo cilindro, e ainda substituiu algumas peças do novo cilindro, nomeadamente o pistão que pesava três quilos, por equivalentes em liga leve (de "apenas 1,676 kgs). O único senão da moto, para além do peso de mais de 400 kgs, é o arranque. Embora tenha kick, é preciso tanta força que só super-homens é que a conseguem pôr a trabalhar assim. A alternativa é arrancar de empurrão, com a ajuda de dois, ou três ou mais amigos!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
A Konsul de 2000cc
Como muitos outros apaixonados de clássicas já reformados, Fraz Langer não gosta de estar parado. Alemão e formado em engenharia mecânica, Franz ocupa uma boa parte do seu tempo ou a restaurar as suas "máquinas" ou a personalizá-las, sobretudo a nível de motor e já se tinha tornado conhecido por ter "musculado" uma clássica com um motor de 1000cc. Nao contente com isso, porém, decidiu desenvolver um bicho ainda maior. Começou por arranjar uma NSU Konsul dos anos 50 com um motor
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