segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A "descoberta" do senhor Manuel Irío

Manuel Irío é um "jovem" de 66 anos com uma oficina, de motorizadas, bicicletas e motoserras, na aldeia de São Bartolomeu do Outeiro, no concelho de Portel, toda a vida trabalhou ligado às duas rodas. E pelas suas mãos já passaram centenas e centenas de motorizadas, ciclomotores e bicicletas de todos os tipos e feitios. Mas, apesar disso, ainda se consegue surpreender a si próprio , como aconteceu há uns dias atrás, quando descobriu que um ciclomotor em muito mau
estado que comprou recentemente, tinha um quadro da Famel e o motor Sachs. Tudo estaria "numa boa" se fosse sabido que a Famel usou motores Sachs mas tanto quanto sei, nunca usou tais motores. A confirmar-se isto, o que teríamos aqui seria um "enxerto", uma Famel (o quadro, esse não engana) que inicialmente teria tido um outro motor e ao qual em determinada altura da sua vida o seu motor original
teria sido trocado por um motor Sachs. Podia ser mas não há nem no motor nem no quadro quaisquer sinais de "remendos" e segundo o anterior dono da máquina, ela sempre foi assim desde que ele a comprou, como nova. Como diria o grande Fernando Peça nos seus tempos de repórter de rua de casos insólitos, "E esta, heim?"! Ps O banco, assim como o depósito originais estão a ser arranjados. Os que aqui se podem ver são "emprestados" até os verdadeiros estarem prontos.

1 comentário:

  1. Por incrível que pareça também tenho uma famel victoria com motor sachs. a mota já pertencia ao meu avô e o meu pai garante que foi comprada assim, nunca o motor foi alterado.

    Só é pena não saber o ano, pois os documentos, se alguma vez existiram, desapareceram. O meu pai diz que é da década de 50, pois o meu avô afirmava te-la comprado pouco antes do meu pai nascer (1956) a um senhor por troca por um bezerro.
    A unica coisa que encontrei foi uma declaração, se lhe posso chamar assim, onde diz que o sr tal vendeu uma mota famel victoria ao senhor xxx(meu avô)paga com um bezerro.E assinaram, não sei se vale alguma coisa para o IMTT, mas não me parece :)
    Abraço

    ResponderEliminar