segunda-feira, 31 de maio de 2010

A última do Manel

Manuel Duarte é um restaurador e colecionador de motorizadas portuguesas clássicas muito especial. É extremamente selectivo nas máquinas que tem mas quando decide comprar uma, restaura-a de tal maneira que parece que fica mais nova que quando saiu da fábrica. A sua primeira clássica foi uma Famel Zundapp Xf17, a seguir veio uma raríssima Casal RZ50 (uma das oito Casal que esteve exposta no stand da Dmc na recente feira de Aveiro), e agora decidiu recuperar uma Macal Minarelli M83 com um motor AM6 refrigerado a água (a qual vai ser a motorizada nacional do mês da próxima Dmc). O restauro demorou cinco meses e como se pode ver na foto, o resultado é irrepreensível, tanto por fora como por dentro. À semelhança das suas duas outras máquinas, porém, a Macal não foi escolhida por acaso. "Cada uma das minhas três máquinas atraie-me por algo especial", diz ele. "A Xf é a adrenalina. Era uma "bomba" quando saiu, mas uma bomba difícil de conduzir, e isso atrai-me; na (Casal) RZ50, as linhas são irresistíveis, a moto é lindíssima; e nesta Macal temos possivelmente a motorizada mais completa que alguma vez se produziu em Portugal. Tem um motor que parece um avião, é extremamente segura, confortável, é espectacular. E depois tem uma vantagem, ainda se arranja todo o tipo de peças para ela, no caso da versão de motor refrigerado a água".

2 comentários:

  1. E convém referir que as motorizadas do manuel Duarte, além de andarem que se fartam, ainda resistem a grandes viagens!
    A Famel já fez viagem ao Alqueva, a Casal correu o Geres todo e a Macal, logo se verá!!

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  2. Não sabia dessas proezas, mas é, sem duvida, mais um dado interessante para o trabalho invulgar e louvável deste homem no meio das motorizadas nacionais.

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