domingo, 15 de agosto de 2010

A Pachancho da Guarda Fiscal

Confesso que durante muito tempo não terei dado a devida importância às Pachancho. Achava-lhes graça por terem sido uma das marcas portuguesas de motorizadas e ciclomotores mais antigas do país e uma das muito poucas que tiveram o seu próprio motor mas nunca calhou de me debruçar a sério sobre a sua história. A verdade, porém, é que ou eu me tenho estado a aproximar delas ultimamente ou têm sido elas que se te têm cruzado no meu caminho. E os "culpados" são vários. Um é o engenheiro da Madeira, agente da Yamaha no Funchal, que tem uma colecção delas e que me está sempre a convidar para ir vê-la (um dia vou, prometo). Outro é o Norberto do Algarve. Depois há também o Filipe de Monção. E agora foram estes dois homens, pai e filho, com os quais me cruzei na beira de uma estrada, numa das minhas andanças pelo norte. Naturais de Geraz do Lima, no Minho, e apaixonados por motos e ciclomotores antigos, ouviram falar que havia uma Pachancho à venda, não muito cara, para as bandas de Coimbra, a 200kms de casa. Sem grandes dados, meteram-se à estrada com o seu furgão de transporte de "velhinhas", deram com a Pachancho, toda metida em caixotes, compraram-na e trouxeram-na para casa, para a restaurar, sem saberem muito bem o que tinham nas mãos. Neste momento já têm a moto meio restaurada - parece que a única peça que lhes falta é a óptica - mas entretanto fizerem uma descoberta particularmente interessante para o historial da marca. É a que a Pachancho que adquiriram era uma versão especial da P. 503, com um escape só, que foi vendida apenas para a Guarda Fiscal, com pintura e personalização própria. Com pequenas grandes descobertas como esta, o que estou a ver é que falar em detalhe da Pachancho vai ter que se lhe diga.

3 comentários:

  1. A Pachancho (que eu saiba), foi o único construtor nacional de motores a aventurar-se no mundo dos 4 tempos, apesar de se ficar pelos estacionários! Muito simples e bastante fiáveis estes motores ajudaram (e ajudam) durante muitos anos a pequena agricultura portuguesa!
    Equipados com carburador Dellorto de borboleta, válvulas laterais e lubrificação por chapinhagem, eram comercializados em duas cilindradas diferentes!

    Carlos Martins/Old Moped

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma Pachancho para restaurar identica a esta mas sem amortecedor na trazeira e de cor vermelha e branca. Está no estado original e até tem uma chapa no guarda-lamas com a palavra Pachancho.
    Alguém me sabe dizer o modelo?
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  3. Mandem-nos as vossas fotos das motorizadas pachancho com o modelo e ano, se souberem, para o facebook oficial da Pachancho e veremos as motorizadas que haveram por este país fora...

    Grande abraço

    www.facebook.com/pachancho

    O bisneto do fundador
    Duarte Rodrigues

    ResponderEliminar