domingo, 8 de agosto de 2010
Longitudinal e, quase, com futuro
Quando se fala em motores clássicos de motos com disposição longitudinal, os motores que nos vêm à cabeça são os famosos quatro cilindros de marcas como a FN, Indian ou a Nimbus mas após a segunda guerra mundial pelo menos duas marcas, a Poulain francesa e um pouco mais tarde a Hercules alemã, desenvolveram pequenos ciclomotores de quadro aberto utilizando o mesmo conceito. Tanto num caso como no outro, os motores eram extremamente inovadores. Tanto num como no outro caso, o motor tinha o volante virado para a frente e a caixa de velocidades automática orientada para trás com uma ligação de carretos cruzada que fazia a ligação à corrente da distribuição mas o da Hercules, que foi lançado em 1953, dois anos depois do da Poulain, tinha ainda uma outra particularidade. Para poupar espaço, a caixa era posicionada por baixo do eixo da roda pedaleira. Embora a ideia deste tipo de motor fosse boa pois reduzia o número de peças e o peso do motor sem ter os inconvenientes dos motores posicionados directamente na roda traseira, a sua falta de protecção a embates frontais terá feito com que em meados da década tanto a Poulain como a Hercules já tivessem desisitdo dele.
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Eu diria que o longitudinal clássico mais famoso de sempre, era e é fabricado pela Bayerisch Motoren Werke!!! Aquele em que o reporter da Da Moto Clássica costuma montar!!!
ResponderEliminarRsrsrsr...
Carlos Martins/Old Moped