terça-feira, 10 de agosto de 2010

O avô do Nelinho

Fale-se na Rebordosa e arredores, no distrito do Porto, em motos antigas e restauros e o nome de Manuel "Nelinho" Rocha, vai quase certamente vir à conversa. Ainda na casa dos vinte, estabeleceu-se por conta própria com uma oficina há poucos anos atrás mas desde então já conseguiu criar nome não só na região como fora dela e é raro o mês em que não tem que recusar trabalho por não ter mãos a medir. O que nem toda a gente sabe é que uma boa parte das suas artes vêem do avô, também Manuel, o qual, se tudo correr bem, vai fazer no próximo mês de Outubro 82 anos de vida e 70 de trabalho interrupto na reparação, restauro e venda de bicicletas, ciclomotores e motorizadas. Para além de ter uma história muito rica de experiências neste mundo das duas rodas - desde o ter sido agente de várias marcas que já deixaram de existir como a Cruzador, a Rex e a Victoria, a ser o mecânico particular do campeão de ciclismo Ribeiro da Silva no seu apogeu nos anos 50, ou a tornar-se numa das principais referências do norte na reparação de motos inglesas - "mestre" Manuel não só dá uma ajuda ao neto como ainda tem tempo para, nas horas livres, dedicar-se também a reparações e restauros. Segundo o próprio, "Já não é como antigamente em que tinha horários e prazos para cumprir mas ainda abro qualquer motor e faço todo o tipo de reperações que for preciso. Estar parado é que não é comigo".

1 comentário:

  1. Conheci o "Nelinho" Rocha na última Automobilia de Aveiro, por causa da DAYTONA 6 que ele tinha em exposição. Eu também tenho uma e, sobre esse assunto, trocamos algumas palavras. Acabei por ir visitar o seu "santuário" uns dias depois.
    No caso concreto do avô Manuel Rocha, que aparece de mãos dadas com duas Florett, só me resta desafiá-lo para que venha em 2011, no 2º Domingo de Maio, ao 6.º Encontro Kreidler Florett da Murtosa.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar