sábado, 2 de outubro de 2010

O mistério sem fim aparente


Gonzalo Dias continua inconsolável. O feliz proprietário da única LRS que se conhece em Portugal, e no mundo continua sem saber qual a origem da sua peça de museu.
Por mais que procure, Gonzalo ainda não descobriu as origens da moto, que tem um motor Zundapp com três mudanças, nem o significado da palavra LRS. Sobre as origens, tudo indica que elas são italianas e muito próximas da Santamaria pois há uma série de detalhes na moto que são tipicamente da Santamaria que se comercializou em Portugal na década de 50 e no começo dos anos 60, nomeadamente a nível de depósito, a mala de ferramentas, os guarda-lamas e o protector de corrente. Se tudo o resto fosse também similar à Santamaria, parte do mistério estaria desvendado mas o problema é que não é assim. O quadro, por exemplo, apesar de muito similar ao "T" reforçado da tradicional Santamaria tem o braço frontal em curva enquanto o da Santamaria é completamente rectílino. E depois há a óptica e o guiador, também muito pouco "santamarianos" e bem mais portugueses. Mas tanto uma coisa como outra podem ter uma explicação bem simples. É que a Santamaria fazia mais modelos que a que foi importada para Portugal e nem todas tinham o mesmo quadro da que a "nossa". O mistério maior tem a ver com o nome "LRS". Gonzalo diz que a sigla poderia referir-se a um garagista de Lisboa dos anos 50 chamado Luís Rocha dos Santos, mas não tem certezas nenhumas sobre essa possível ligação. Alguém cá dos Lisboa, ou do resto do país, terá algumas pistas sobre esta preciosidade?

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Gostaria muito de ver fotos da mesma. Ob

      Eliminar
    2. Gostaria muito de ver fotos da mesma. Ob

      Eliminar
    3. Mande-me o seu email, assim que puder, mandarem umas fotos.
      Aquilo que sei en relação ao LRS é o nome do garagista que, no meu caso, comprou um quadro de uma famel caravela, montou-a e pôs-lhe umas chapas com a sigla do seu nome.

      Eliminar
    4. O meu email- Gonzalo.silva@hotmail.com

      Eliminar
    5. O meu email- Gonzalo.silva@hotmail.com

      Eliminar
  2. Luis Rocha dos Santos tenho um Cucciolo tambem RLS

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    mais uma L.R.S. que pertence ao meu pai. Zundapp Santamaria

    http://rodasdeviriato.blogspot.pt/2015/12/motorizada-lrs-santamaria-com-motor.html

    ResponderEliminar