segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Afinal havia outra, e outra, e outra.

Sempre que chega a altura de pensar quais vão ser as quatro fichas do próximo número da Dmc, a escolha é sempre difícil mas ao mesmo tempo emocionante. Difícil porque há sempre muitas scooters, motorizadas e motos sobre as quais gostaria de falar e é sempre preciso preterir umas em favor de outras; mas emocionante, também, porque depois de feita a escolha, por mais que eu pense que já sei das "eleitas" acabo, por descobrir muita coisa interessante sobre elas. E foi o que aconteceu neste fim de semana comprido quando decidi dedicar uma boa parte dele a escrever os textos das fichas da MotoClássica 27 (a qual, se tudo correr bem, vai para a gráfica na próxima sexta-feira). Como tenho "queda" para coisas complicadas, a das motos grandes vai ser sobre a Hercules Wankel que apesar de não ser a moto mais popular do mundo - em Portugal ter-se-ao vendido, no máximo, meia dúzia - é uma peça histórica por excelência ou não fosse ela a primeira moto do mundo com motor Wankel. Primeira e única, pensava eu quando comecei a pesquisar o tema. Mas não. Afinal houve pelo menos mais quatro ou cinco motos com motor Heinkel, incluindo a Suzuki RES, a Van Veen Rotary (a única moto com motor Wankel com dois rotores, o que lhe dava uma potência fantástica), a MZ-R e a Norton Interpol. Ao contrário dos automóveis onde também houve meia dúzia de modelos experimentais com o motor mas onde um deles (o Mazda Rx8) ainda é fabricado, nas motos, seja por falta de dinheiro seja por outros motivos, nenhuma das experiências vingou. Mas, pelo menos no Reino Unido, o Wankel para duas rodas não morreu. Das várias experiências que houve com o motor, o da Norton Interpol foi, de longe o que teve mais sucesso. Quando foi fabricado, na segunda metade da década de setenta, a marca inglesa chegou a vender centenas de Interpol, tanto para a polícia como para particulares e tanto na altura como depois a moto teve muito boa aceitação. A Norton, entretanto, fechou as suas portas, mas uma oficina localizada perto da fábrica, a Rotary Parts, comprou todo o stock de peças que a fábrica tinha para os motores Wankel e desde então, com o que vai tendo do stock e com o fabrico de peças que se vão esgotando, ajuda a manter o que ainda resta das Interpol em circulação - e que ainda serão entre 200 e 250 - sem problemas de rotores e outras peças para o motor.

2 comentários:

  1. existem tambem uma norton "superbike" com motor wankel, a norton f1 sport. correu na decada de noventa no TT ilha de man e nos campeonatos ingles e australianos da modalidade se não estou em erro, recentemente a norton tem outra moto com wankel a nivel competitivo, a norton nrv 588, julgo que ja corre nalguns campeonatos em inglaterra, e não sei se sera posta em produção.
    f1 sport: http://www.youtube.com/watch?v=f7pxqTNC6-I
    nrv 588: http://www.youtube.com/watch?v=f7pxqTNC6-I

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela info, Daniel. Não sabia que houve mais que uma Norton com motor Wankel mas este fim de semana já vou investigar.

    ResponderEliminar