
Quando falamos em motos com tracção à roda da frente, a que nos vem logo à cabeça é a Solex que surgiu depois da segunda guerra mundial, mas antes dela houve pelo menos dois outros projectos nesta área - o da Moleva italiana e o da Killinger & Freunde alemão. O primeiro tem umas quantas semelhanças com o que viria a ser a Solex mas o da Killinger & Freunde é espectacularmente revolucionário. Tinha três motores de 200cc a dois tempos de um cilindro cada, montados de forma radial à volta da roda da frente, com um volante de motor, embraiagem e transmissão (de duas velocidades) comuns. Desenvolvido em 1935 por cinco técnicos de Munique - dos quais os mais importantes seriam, provavelmente, os que deram o nome à moto - o primeiro protótipo sõ ficou pronto em 1938, pouco tempo antes do eclodir da segunda guerra e embora não haja fotos da moto a andar, tudo indica que pelo menos esse protótipo terá funcionado pois no fim da guerra, as tropas americanas descobriram um exemplar com sinais de uso.
Sem comentários:
Enviar um comentário