quinta-feira, 6 de maio de 2010

O camião especial


A ideia dos triciclos de trabalho está, desde sempre, muito ligada à Piaggio, Ducati e a outras marcas italianas de motos e scooters que conseguiram popularizar o conceito e fabricá-los em grandes quantidades mas, paralelamente aos construtores transalpinos, os alemães também foram visionários nesta área. E um dos mais radicais deles foi a Goliah, uma empresa de Bremen que, apesar de ter como objecto social a fabricação de automóveis, ficou conhecida sobretudo pelos seus triciclos inovadores. E este, o Goliah Dreirad foi, muito provavelmente, o que se denotou mais para a posteridade. Produzido entre 1955 e 1961 (quando a empresa fechou as portas), era motorizado por um motor de dois cilindros em linha a dois tempos, e podia transportar cargas de quase 500kgs. Ainda se fizeram centenas de exemplares do mesmo mas hoje poucos restam e o seu preço pode ultrapassar os 15.000 euros. Nada mau para um triciclo!

1 comentário:

  1. Havia um outro modelo alemão bastante semelhante ao Goliath, o Tempo Hanseat. Contudo, ao contrário do Goliath, o Tempo era equipado com motores menores de 1 cilindro e a tração era dianteira.

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