quarta-feira, 11 de julho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Montes delas
Máquinas "custom" foi coisa que não faltou no Todos a Fátima deste ano. Se no ano passado já tinham estado umas 15 a 20, este ano terão estado o dobro. E se algumas tinham relativamente poucas personalizações outras, como esta e umas que tais, tornavam-se difíceis de serem identificadas, pelo menos à primeira.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
A mais original?
Das muitas máquinas xpto que apareceram em Fátima este ano, esta terá sido. muito possivelmente, a mais original de todas. Trata-se dum projecto do algarvio Rogério Viegas que já se tinha destacado no Todos a Fátima do ano passado com uma chopper com um motor de Zundapp 50. Quando começou a pensar em participar no encontro deste ano, Rogério quis também surpreender com algo original. Já tinha o quadro, de onde tinha sido tirado o motor para a chopper, e como tinha alguns motores Zundapp de 4v e5v na garagem, lembrou-se de fazer esta maravilha, juntando dois motores. Para além de ter tido que fazer uma série de peças em torno, incluíndo um novo carter, uma nova cambota, bielas, rolamentos e outros, já montou e desmontou o motor quatro vezes para fazer os mais diversos ajustamentos. Segundo o próprio, o projecto ainda não está perfeito, mas a moto já anda e já fez umas dezenas de quilómetros.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
O segundo
A organização esteve longe de ser boa e as críticas foram muitas mas o segundo Todos a Fátima (TaF), que teve lugar na aldeia de São Mamede, a dois quilómetros de Fátima, no fim de semana, não foi só desgraças. Conseguiu reunir um número estimado de 1400 motorizadas clássicas, o que faz dele o segundo maior encontro do mundo de motorizadas antigas (o primeiro sendo também português, o Todos a Fátima de 2011), e permitiu admirar muitas máquinas bonitas e originais vindas de todo o país, centenas delas tendo desafiado condições meteorológicas menos simpáticas (incluindo chuva) para virem a rolar até Fátima. Entre as várias desilusões do encontro, a mais marcante terá sido o esperado desfile por marcas que estava previsto para o Aeródromo de Fátima e que acabou por não se fazer por falta de condições logísticas. A ideia dum desfile deste tipo, porém, continua de pé, e caso venha a haver uma terceira edição do evento, é ponto assente que ela vai realizar-se. Com o TaF deste ano, o ranking dos maiores encontros do mundo de motorizadas antigas passa a ser o seguinte:
1. Todos a Fátima 2011, Portugal, 2310 participantes
2. Todos a Fátima 2012, Portugal, 1390 participantes (est).
3. Bromvliegers-Zijtaart 2009, Holanda, 1237 participantes
4. Vasa Meeting de 2010, Suécia, 927 participantes
5. Vasa Meeting de 2007, Suécia, 782 participantes
6. Bromvliegers-Zijtaart 2005, Holanda, 674 participantes
7. Leurse Bromfiet Vrienden in Yrseke 2003, Holanda, 341 participantes
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Esta custou
Com os 1001 preparativos para Fátima e a feira de Aveiro pelo meio, esta última SóClássicas custou a sair cá para fora. Mas valeu. Eu, pelo menos, gosto muito dela. A capa é dedicada à Confersil, uma marca pela qual desde há muito sinto admiração mas sobre a qual pouco sabia, e o artigo dedicado a ela - o qual contou com algumas preciosas colaborações, como a de Filipe Viana de Braga, Carlos Martins de Sangalhos, João Magarreiro de Elvas,, Francisco Chambel de Lisboa e Isidro Gonçalves dos Algarves - ocupa seis páginas com muita informação e fotos dos seus principais modelos. Além dele, os preparativos finais para Fãtima têm também grande destaque. Mesmo para quem só já vai ver a revista depois do mega-encontro, eles são um testemunho de como este grande evento está a galvanizar um entusiasmo verdadeiramente fora do comum de norte a sul do país por algo que nos toca a todos, as nossas queridas "senhoras". Temos ainda nela uma foto-reportagem das 24 Horas Vespa de Zuara, a principal prova europeia de resistência de Vespas clássicas e onde as duas equipas portuguesas presentes tiveram uma prestação notável, os resultados do último leilão da Bonhams, a história da Macal TR50, a Veterama da primavera, a Motor Clássico de Lisboa, alguns dos melhores passeios do começo da primavera, o nosso primeiro artigo sobre a feira de Aveiro, o restauro personalizado duma Norton de 1957, etc, etc, etc. Se tudo correr bem, a revista chega aos assinantes e às bancas na sexta-feira e poderá também ser adquirida em Fátima.
domingo, 13 de maio de 2012
De novo com uma (boa) ajuda dum semi-reboque
Faltam poucos dias para Fátima e, infelizmente, os afazeres com os preparativos têm sido tantos que não me tem sido possível manter o blog com notícias como gostaria. E logo numa altura como esta em que notícias, interessantes, é coisa que não falta. Esta, do camião de Lamego que no ano passado já foi carregadinho de motorizadas para Fátima e que este ano também se está a preparar para ir, é uma delas. Mas há mais. Como a dos novos grupos que têm aderido ao evento e que fazem com que já haja quase 360 a prepararem-se para rumar a Fátima no próximo fim de semana. Ou as novidades de Aveiro da semana passada. Ou algumas das últimas relíquias que têm sido desenterradas por aí. Ou os preços do último leilão da Bonhams. Ou o espectacular resultados das equipas portuguesas que participaram nas 24 horas de Zuara. Uf. Felizmente que temos a nova SóClássicas, a qual tá mesmo a saír e que deverá estar fora da gráfica - com um pouco de atraso em relação ao habitual - amanhã, quarta-feira. Fátima, revista, Aveiro, tem sido muita coisa. Aveiro no entanto já foi, a revista também, e agora "só" já temos pela frente Fátima. Venha ela.
sábado, 12 de maio de 2012
O começo do grupo 248
Natural de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, o alentejano Arlindo Fontoura já era para ter ido no ano passado ao Todos a Fátima. Não conseguiu mas jurou que este ano haveria de ir e já tem a sua SIS Sachs V5 a postos para tal. Não tinha era companhia - em Cabeço de Vide não há muitos outros entusiastas das motorizadas antigas - e ainda tentou juntar-se a um dos quatro grupos da região de Abrantes, que não fica muito longe, mas uns levam as motos a reboque, outros só vão no sábado de madrugada e fosse pelo que fosse, nenhum deles tinha um programa que se ajeitasse ao seu. Em face disto, tudo parecia apontar para que o Arlindo ia mesmo ter que vir sozinho só que o nosso amigo é alentejanamente teimoso e vai daí que começou a "chatear" os amigos para virem com ele. E ao que pareceu, os esforços nesse sentido deram resultado pois segundo as suas últimas informações, já não vem sozinho mas com mais dois ou três amigos. E como três ou quatro já é um grupo, já criou um nome para eles - "Os Aceleras de Cabeço de Vide" (o 248º do Todos a Fátima 2012)- e com sorte até vão ter um carro de apoio. Como dizem algumas pessoas por aí, para se vencer neste mundo tem que se ser teimoso!
terça-feira, 24 de abril de 2012
De parar o trânsito.
Aqui há uns anos atrás, quando a melhor moto do mundo era a minha Vilar de 2 velocidades em que eu andava todos os dias e que só não dormia ao meu lado porque lá em casa não deixavam, um professor que espero que ainda cá esteja dizia que ia haver dias da minha vida em que eu bem que gostaria que o dia tivesse 48 e não 24 horas. Na altura não percebi o que ele queria dizer com aquilo mas hoje em dia, passados uns bons anos, já percebo. E nestas últimas semanas, o ter que me preocupar ao mesmo tempo com os 1001 preparativos para Fátima por um lado e por outro com os 999 da próxima edição da SóClássicas, tem-me feito pensar - quando consigo - nesse grande ditado. E como hoje é dia de trabalhar nos últimos artigos da revista, acho que posso, devo, ou mereço, não sei, dizer umas palavras sobre o porquê desta Confersil aqui no blog. É muito simples. É que o artigo da capa do próximo número é dedicado a esta marca xpto que se destacou nos anos 70 e 80 por ter algumas das motorizadas mais bonitas que havia por aí. Algumas delas como a 104, 204, 304 ou 404 ainda se vão vendo por aí mas modelos mais raros, como esta espectacular Monza do Francisco Chambel, do Cacém que, por acaso, vai a Fátima, são bem mais raras. E de parar o trânsito, é verdade!
Já muita gente nos tem perguntado quem são os homens que aparecem na foto oficial do Todos a Fátima deste ano e até agora, verdade seja dita, não conhecia nenhum deles. A foto foi tirada em Fátima no ano passado, na contagem para o Guiness, e no meio de tanta gente que lá estava, só com um bocado de sorte é que conheceríamos alguém que lá aparece. Mas há coisas assim na vida e aconteceu que na MotorClássico que teve lugar este fim de semana na Expo um dos muitos visitantes que tivemos no nosso stand foram estes dois amigos da Bobadela, na Grande Lisboa, que aparecem em grande plano na dita foto. Trata-se do Sérgio Batalha e o Nelson Nunes, ambos do grupo Farruncas do Asfalto, os quais têm além de serem duas das "estrelas" do cartaz, têm uma particularidade. É que gostam tanto de motorizadas que quando têm tempo livre, mesmo no verão, é raro irem para a praia ou o campo. Em vez disso, vão passear, por aí, nas suas "senhoras". É caso para dizer que têm bom gosto!
quarta-feira, 18 de abril de 2012
A família, naquela altura!

sábado, 7 de abril de 2012
Mas estes ainda são mais "malucos"!
Para quem possa pensar que só o Troféu de Resistência Vespa é que nos faz ficar com o "pelo eriçado", descubrimos aqui na net uma outra prova mas de trial e no Japão, também hilariante. Com direito a um salto mortal e à subida de uma parede que, pelo menos a mim, me parece impossível de chegar ao topo. Mas quem sou eu para dar bitaques na matéria!
Estes tipos do Troféu Vespa!
O Troféu de Resistência Vespa deste ano já está aí. A primeira prova, as Cinco Horas de Almeirim, teve lugar há poucos dias atrás no Kartódromo desta cidade ribatejana e foi, como seria de esperar, animada até dizer chega. Só uns poucos tiveram a sorte de estarem na pista mas graças à ideia de um dos concorrentes, de Gaia, de levar no capacete uma mini-câmara de video, temos todos a oportunidade de "participar" nos primeiros 15 minutos da prova, ao vivo, ou quase. Eu já vi o video duas ou três vezes e confesso que de cada vez que o vejo apanho uns arrepios quando vejo algumas das Vespas da prova a "passarem-me" razantes! Ps Para quem gosta destas coisas, ou lhe está a apanhar o "bichinho", na próxima SóClássicas temos um artigo sobre os bastidores e os "big moments" da prova.
domingo, 1 de abril de 2012
Já faltou mais
terça-feira, 27 de março de 2012
Este deixou saudades

Online ou em papel, é só escolher!
48 horas antes do previsto, as inscrições para o Todos a Fátima estão finalmente disponíveis. E se quem estava à espera de uma ficha parecida - mas não igual - à do ano passado não vai ficar decepcionado, quem é mais dado a inovações também vai ficar contente. E isto porque este ano, quem quiser, vai também puder inscrever-se no mega-evento através de uma ficha electrónica. Seja qual a forma de inscrição escolhida, basta clicar no topo direito da página de entrada do blog, em "Inscrições de Fátima", e depois é só escolher a forma desejada. É mais uma novidade do Todos a Fátima deste ano, e ainda há mais a caminho! Ps Para quem se interessa por ir seguindo, aqui no blog e na revista,o número de grupos inscritos no encontro, fica a informação de que hoje chegámos aos 191. Já faltam poucos para o número mágico de 200.
domingo, 25 de março de 2012
A Bianchi da Serra da Estrela

sábado, 24 de março de 2012
A tal Príncipe
quarta-feira, 21 de março de 2012
O centésimo octagésimo oitavo grupo. Uf!
Mais uma
E ela aí está, a capa da nova SóClássicas. Comm rodas tão fininhas, até poderá parecer uma bicicleta com motor para os menos atentos, mas é muito mais que isso. É uma Pierce de 1911-12 de quatro cilindros em linha, uma das motos mais raras, mais bonitas, e mais valiosas do mundo. Fomos "descobrí-la" em Famalicão, e digam lá que não é tão bonita, ou quase, como a Angelina Jolie, a Jennifer Lopez, ou a Joan Amexera?
quarta-feira, 14 de março de 2012
Um certo tipo de motos

domingo, 11 de março de 2012
E agora, com uma de 1976

sexta-feira, 9 de março de 2012
O "milagre" da sucata de Monção
Se um dia numa arrumação dos confins da garagem lá de casa descobríssemos esta BSA Winged Wheel, com motor auxiliar, que faríamos com ela? Ou nos encantaríamos e começaríamos a pensar em restaurá-la ou se tal não tivesse nos nossos horizontes, provavelmente, tentaríamos saber o seu valor e trataríamos de a vender, não é? É o que parece lógico mas em Monção, há coisa de dois meses atrás, quem descobriu esta maravilha terá olhado para ela e só terá visto um monte de ferrugem que estava a ocupar espaço. Vai daí que foi colocar a BSA na lixeira local para ser levado por algum sucateiro. E assim foi. Por sorte, o sucateiro tinha alguma sensibilidade para estas coisas e em vez de olhar para a BSA, como muitos (infelizmente) fariam e só ver nela uns quantos quilos de ferro, teve um pressentimento que a dita seria mais que isso. Perguntou aqui e ali e descobriu que apesar de não ser nenhum tesouro de Ali Babá ainda valia uns euros. Felizmente para a BSA, e para todos nós que gostamos destas coisas, a máquina acabou por ir parar a boas mãos, à coleção de José Pereira em Felgueiras. E ao que tudo indica dentro de uns meses a sua passagem pela lixeira de Monção não vai ser mais que uma memória do passado pois, fiel ao seu princípio de restaurar as suas máquinas da sua coleção a rigor, Zé vai certamente fazer dela uma das BSA Winged Wheel mais bem restauradas do planeta!
quinta-feira, 8 de março de 2012
O último trunfo da Zundapp

quarta-feira, 7 de março de 2012
A tia Alice
segunda-feira, 5 de março de 2012
A segunda EFS Cross lá de casa

sábado, 3 de março de 2012
E aí está o video!
Foi uma trabalhera, mas tinha metido na cabeça que para o Todos a Fatima 2012, além da revista, dos anúncios, do blog, do facebook, e disto e daquilo, havíamos de fazer também cartazes e um videol Os cartazes ficaram prontos há coisa de duas semanas e já há aí centenas deles espalhados de norte a sul do país. O video é que tava mais difícil. Nunca tínhamos feito uma coisa destas. Mas inspirado nos que vimos no YouTube do Todos a Fátima do ano passado, arregaçámos as mangas e foi mãos à obra. Foram quase dois meses a queimar neurónios, mas tá aí. Modéstia à parte, acho que está porreiro. E agora, como cá na casa nunca estamos contentes como o que fazemos, vamos fazer uma versão em "English". Para que os nosso amigos holandeses, alemães, suecos e outos que não param de nos "chatear" a fazer perguntas do que é isso do Todos a Fátima, a ver se eles "capiscam"!
sexta-feira, 2 de março de 2012
A história duma ML muito rara
sábado, 25 de fevereiro de 2012
A ideia genial de Tartarini

A 41

Está aí, finalmente, a nova SóClássicas. E, modéstia à parte, tem muita coisa interessante que se lhe diga. A começar pela capa que é um Motom 48 C que fomos desencantar em Barroselas, próximo de Viana do Castelo. Foi usada durante anos e anos, com um atrelado, para transportar bilhas de gás mas agora é a "jóia" da coroa da coleção de carros e motos antigas de Manuel Ferreira, sobrinho do seu primeiro dono.

Um dos artigos a não perder na revista, é o das últimas do Todos a Fátima, o qual não pára de crescer e já vai com quase 160 grupos, quase mais 40 que há um mês atrás.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
É a Solex, meu!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
E também corriam, sim.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Benvinda ao clube!
sábado, 11 de fevereiro de 2012
E agora, também, os holandeses.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
O que eles faziam

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
E a primeira edição já se foi!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
A viagem ao "continente"
Hoje em dia, dar-se uma volta de moto pela Europa é mais uma questão de se ter uma moto, dinheiro para as gasolinas e as portagens e toca a andar mas há 60 anos atrás, era um pouco mais complicado. Não havia ainda quase auto-estradas, não havia assistência na estrada digna desse nome, telemóveis era mentira e se uma peça se avariava corria-se o risco de se ter que esperar semanas, para não dizer meses, até chegar uma peça de substituição. Um grupo de amigos ingleses, no entanto, não se intimidavam com essas coisas. Com excelentes máquinas, incluindo uma Brough Superior SS100, uma Triumph Thunderbird e várias Sunbeam, eles levaram a cabo, durante boa parte da década de 50, um passeio anual no "continente", como os bifes chamam a tudo o que seja Europa para lá do Canal da Mancha. Só isso já seria digno de nota mas o mais espectacular é que um deles, ou mais, se deu ao trabalho de documentar tintin por tintin uma dessas viagens com fotos e dados estatísticos que são de cair para o lado, ou quase. A de cima, uma das primeiras do passeio de 1953, mostra a Brough e as outras máquinas do passeio desse ano, a serem carregadas num avião de carga, num aeroporto do sul de Inglaterra em direção a França. O relato fotográfico completo desse passeio pode ser encontrado no site www.go-faster.com e recomenda-se, very, para quem gosta destas coisas.
domingo, 29 de janeiro de 2012
E os Killt também vão animar a festa!

A Z1300 Limousine


Nesta foto, em que se vê Steve com três amigas - todas de mini-saia, à anos 70!!! - percebe-se melhor a nova dimensão da "limo", e a sua capacidade de transporte!
O exemplo da Atouguia

terça-feira, 24 de janeiro de 2012
A primeira japa

domingo, 22 de janeiro de 2012
A Bm para Marrocos, e a V5 pra Fátima
sábado, 21 de janeiro de 2012
O motocross de 1965

domingo, 15 de janeiro de 2012
A Carmelita que (também) deve ir a Fátima
domingo, 8 de janeiro de 2012
O vencedor de 1951

Á porta do Café do Jorge

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
A revolucionária de 1913

Subscrever:
Mensagens (Atom)