Tanto em Bruxelas, onde se decretou a sua morte lenta, como um pouco por todo o mundo, muita gente ligada às motos é da opinião que os motores a dois tempos são pouco mais que uma relíquia do passado mas este motor da Wartsila finlandesa mostra que não é bem assim. É que ele é nada mais nada menos que o maior motor do mundo - pesa 2300 toneladas, tem 14 cilindros e debita 108.920 cavalos - e trabalha a dois tempos, com uma mistura à bae de gasóleo e óleo que além de ser 50% mais eficiente que os motores normais a diesel, é bastante mais amiga do ambiente. Quem sabe se daqui a uns tempos não vamos ainda vamos ver coisas semelhantes, mais mais pequenas, a andarem outra vez a "motorizar" motos por aí. Só a título de curiosidade, este vai equipar um dos maiores porta-contentores do mundo e está a acabar de ser construído na Coréia do Sul.
Pedro, não andas atento!!!
ResponderEliminarO 2T, não morreu, nem nunca vai morrer!!!
Os condicionalismos que os senhores das secretárias de Bruxelas de vez em quando arranjam, servem apenas para incentivar os engenheiros na busca de novas soluções!!!
A Husaberg, marca sueca criada por engenheiros dissidentes da Huskvarna, quando esta (motos) foi vendida ao grupo Cagiva e que nunca teve motores de mistura, num "estalar de dedos" surge com toda a sua gama para 2011 a dois tempos!!!
A Ossa, marca histórica Espanhola, ressurge das cinzas com uma moto de trial (que mais podia ser)equipada com um revolucionário 2T!!!
Outras marcas históricas e fervorosas adeptas dos dois tempos, estão a incluir 2T nas suas gamas!!!
A gama Husaberg, consegue mesmo obter melhores resultados (normas antipoluição) com os seus novos 2T do que os 4T da antiga gama!!!
Carlos Martins/Old Moped
Sempre a aprender, Carlos!
ResponderEliminarA SIS Sachs, comercializou em Portugal motores Sachs Diesel 2T para fins agrícolas (motocultivadores)!
ResponderEliminar400 e 600cc (pelo menos) foram as capacidades comercializadas!
Carlos Martins/Old Moped