quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A primeira e a última, ou talvez não

Aos poucos, começa a ver-se a luz no fim do túnel de mais uma edição da revista, a de Setembro. A capa ficou pronta ontem (e se tudo correr bem vamos pô-la online aqui no blog hoje à tarde), o maior artigo que jamais fizemos da revista desde que ela existe (sobre a colecção de scooters de João Seixas) também, e o artigo do tema da capa, sobre a Heinkel idem idem aspas aspas. Foi um dia em cheio, em termos de trabalho, e com algumas agradáveis surpresas pelo meio, nomeadamente na preparação deste último artigo. Uma delas, ou duas, foram duas descobertas fotográfics que fiz e que mesmo para muitos tiffosi das Heinkel vão ser novidade. A de cima é uma foto do primeiríssimo protótipo da Heinkel Tourist. É de 1949,

já tem muitas semelhanças com as futuras Heinkel que, misteriosamente, só começaram a ser produzidas em 1953, quatro anos depois! A outra, porém, não é menos intrigante. Foi vendida recentemente no eBay e é suposto ser a única fotografia existente de um protótipo que a Heinkel teria feito para substituir a Tourist 103 A2, a última scooter da marca. Como até ao surgimento público desta foto ninguém sabia deste eventual projecto, escusado será dizer que, sobretudo na Alemanha mas não só, há debates e mais debates sobre a veracidade do projecto, e da foto. Tudo seria fácil se ela se parecesse com alguma outra scooter mas, curiosamente, e para dar mais tempero aos debates, não há nada igual a ela. Até se chegar a uma conclusão, fica a dúvida. Será ou não será?

Sem comentários:

Publicar um comentário