quinta-feira, 23 de setembro de 2010

E esta?

Decididamente, acho que está na altura de ir à bruxa. Só pode. É que nestes últimos dias só me aparecem mistérios pela frente. Há uns dias atrás foi a Sachs 98 do Passeio das Neves que, apesar de todas as ajudas de dois dos principais experts nacionais nestas matérias - o Carlos Martins e o Carlos Couceiro - ainda não se conseguiu desvendar totalmente. Ontem foi a "descoberta" de um pseudo-protótipo de uma Tourist 104 de que nem o Kalus Schulz, o presidente dos Amigos da Heinkel sabia. E hoje é esta, uma das várias motos raras que apareceram no Passeio da Vagueira (de que iremos falar na Moto Clássica 27). Tem escrito no depósito, e por baixo da óptica o nome "Sissy", e o motor é um Sachs de turbina. Pela pinta é estrangeira e do final dos anos 50, e até já descobri que é mais uma preciosidade do Sr Augusto, de Arcozelo da Maia, mas que raio de coisa será isto? Ca nervos!

9 comentários:

  1. Olá
    Não precisa ficar com nervos. tudo se há-de esclarecer.
    Apesar da minha ignorância sobre motas e motorizadas tenho a dizer para já que esta motorizada é uma Sissy Lohner de 50 c.c. de origem alemã. O depósito não é onde tem o emblema mas sim a bagageira (coisa estranha). O depósito da gasolina fica debaixo do banco do condutor.

    ResponderEliminar
  2. Já ajuda, e de que maneira, Beatriz. Um muito obrigado daqui da capital do betão.

    ResponderEliminar
  3. Lohnerwerke GES. M.B.H.
    Marca austríaca de Viena, que se dedicava à construção de carroçarias de automóveis!
    Construiram o 1º carro para Ferdinand Porsche, o Lohner-Porsche Eléctric!
    Construiram veículos de 2 rodas de baixa cilindrada e design incomum! Montaram motores de 49, 98, 123 e 198cc, das marcas Rotax, Sachs e Jlo!
    A empresa teve uma vida curta, 1950 a 1959!
    Foi importada para Portugal pela firma da Bairrada,OSP, J. Simões Costa Lda!
    A Lohner Sissy é muito rara a nível mundial! Em Portugal conheço duas relativamente próximas!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa, Carlos. Obrigado por mais esta achega. O mini-artigo sobre ela na revista já vai estar mais completo.

    ResponderEliminar
  5. Bem Pedro e Sr. Carlos Martins a minha segunda intervenção é só para pedir desculpa pelo erro que cometi quando disse que a marca era alemã. Na verdade tinha lido que era austríaca mas depois por qualquer motivo troquei.
    Ainda bem que foi esclarecido.

    Cumprimentos
    Beatriz Máximo

    ResponderEliminar
  6. É fácil cometer esse erro de troca de nacionalidades, dado que a lingua, é a mesma!
    Há tambem uma falha da minha parte, na tradução que fiz de uma fonte de parte da informação, ou falha mesmo no texto dessa fonte! Tem a ver com os anos referidos e com o automóvel mencionado! Só depois de colocar on line, me apercebi! Esperei que alguem desse com o "gato", como não aconteceu, dou mais uma oportunidade!
    Não é grave mas, é uma incoerencia!

    Carlos Martins/Old Moped

    ResponderEliminar
  7. Bem continuando a falar desta motorizada, apesar de estar a precisar de um bom restauro, acho-a interessante por alguns pormenores que tem e por isso sugeria ao Pedro (se for possível) que saísse na próxima revista. Só sugestão...... nada mais.
    BM

    ResponderEliminar
  8. A próxima, próxima vai ser difícil porque tá mesmo nos finalmentes e deve ir para a gráfica segunda-feira mas na outra a seguir (a de Outubro) vai mesmo. Não vai ter direito a uma página dupla mas vai ter o merecido destaque!

    ResponderEliminar
  9. Boas!
    Apetece dizer F.A.M.E.L. É linda a mota!

    ResponderEliminar