quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Todos a Fátima!

Quando comecei a seguir o mundo das clássicas há uns três anos atrás, quase desde a primeira hora que me perguntei até que ponto é que os encontros portugueses de clássicas seriam, á escala europeia, grandes ou pequenos. Conversando com John Bos da Kreidler Original e outros estrangeiros ligados a este mundo e viajados, cheguei à conclusão que os nossos encontros não eram nem uma coisa nem outra. E cheguei também à conclusão que enquanto os maiores encontros de motos europeus chegam a reunir 500 a 600 e têm lugar em países grandes como o Reino Unido ou a Alemanha, os maiores de motorizadas realizam-se em países mais pequenos como a Holanda, a Dinamarca ou a Suécia. Há poucos dias atrás, porém, consegui avançar um pouco mais nestas minhas análises comparativas ao descobrir que o maior encontro de sempre de motorizadas antigas, com direito a figurar no Guiness e tudo, teve lugar na Holanda há uns anos atrás e juntou 1237 motos. O problema foi que depois disso, a minha cabeça não tem parado. Comecei a fazer contas e comecei a pensar que talvez conseguíssemos bater o recorde em Portugal. Aproveitando o facto de haver cada vez mais peregrinações de motorizadas a Fátima no verão, porque não tentar congregá-las todas num mesmo fim de semana e tentar fazer-se lá um mega-encontro para bater o recorde holandês? Falando com gente já "batida" nestas idas a Fátima como Reinaldo Estaca no Algarve, António Ramalhinho em Tinalhas ou Mário Silveira em Águeda, todos pareceram gostar da ideia e o sábado 11 de Junho parece ser a data ideal. Como o dia anterior é feriado, quem quiser vir a "rolar" tem tempo de sobra para o fazer, e quem quiser vir de carro e atrelado também o pode fazer. À partida já estão previstas pelo menos cinco peregrinações todas tendo como objectivo chegar a Fátima no dia 11 - uma do sul que vai começar em Loulé e Faro e segue por São Brás e Almodôvar, outra que vai vir da Beira Baixa, de Tinalhas, e passa depois por Castanheira de Pera, uma terceira que deverá começar em Sintra e continua depois pela Pedra e Bombarral, uma quarta que vem da Murtosa, passa depois pela Fontinha e Sangalhos, e uma quinta que vai sair da Póvoa do Lanhoso e Perelhal no Minho - mas é possível que nas próximas semanas e meses outras se venham a formar, nomeadamente uma com saída de Penafiel e outra de Amarante. Até lá ainda falta quase um ano mas uma coisa é certa, dia 11 de Junho do ano que vem, todos os apaixonados de clássicas que forem a Fátima poderão vir a fazer parte de um recorde do mundo bem português!


19 comentários:

  1. Exelente ideia, eu vou, seja de mota ou de carro, contudo vou fazer movimentações no sentido de ir de mota, V5, mais talvez uma meia duzia de aficionados... A ver vamos.
    VIANA DO CASTELO

    ResponderEliminar
  2. bem apartir de agora vou tentar dar a volta á cabeça de muita gente para marcarem uns dias de férias para esta data!
    Os herós do Barlavento!

    ResponderEliminar
  3. la estarei, exelente ideia, vamso a isso, tenterei prepara ai uma comitiva da zona Oeste .... era bem fix

    ResponderEliminar
  4. Custóias também la vai estar com uns tantos cinquenteiros!

    ResponderEliminar
  5. É excelente poder-se contar com os vossos apoios. Se todos tivermos o espírito de que vale a pena tentar, estou certo que vamos conseguir. Ainda amanhã conto contactar o Guiness para oficializar a nossa tentativa de recorde e conforme for tendo mais notícias, vamos todos falando. Também a propósito disto, conto em breve criar um espaço próprio no blog, que se deverá chamar "Motorizadas em Fátima" só para ir dando conta dos desenvolvimentos do projecto.

    ResponderEliminar
  6. Só hoje tive ocasião de entrar no blog da DMC. Se o tivesse feito antes, também teria postado um comentário.
    Por mim e pelos amigos cá da zona, quando nos mobilizamos, fazemos um bom grupo.
    Espero não decepcionar as expectativas e vou começar, desde já, a mobilizar os eventuais participantes, alguns dos quais já me afirmaram a sua adesão incondicional.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel

    ResponderEliminar
  7. De certeza que não decepcionas, Paulo. Com o teu entusiasmo e capacidade de organização, tenho a certeza que a Murtosa em particular e o distrito de Aveiro em geral vão estar bem representados!

    ResponderEliminar
  8. 1237, é apenas um número...
    Há aqui muito mais envolvido!!!
    Puderá ser uma pedrada no charco, um alertar da opinião pública, um reconhecimento pelo nosso esforço!!! Afinal existimos, somos muitos e podemos ter muita força!
    Vamos lá a bater o recorde, que se realmente quisermos, acho que o podemos fazer com uma perna às costas!!!
    O mais importante mesmo, é ser notícia e mostrar aos políticos que existimos e somos muitos...

    Carlos Martins/Old Moped

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais parabéns pela ideia Sr. Pedro Oliveira.

    Gostei do comentário do mestre Carlos Martins. Sem duvida é a nossa oportunidade. Alem da minha "montada do costume" levo mais duas que a actual legislação me obriga a cometer uma ilegalidade se quiser legalizar as motorizadas. Motorizadas que salvei de serem derretidas e o resto da história ja todos sabemos como é!!!

    Como diz esta malta d'agora: "Butz lá pa Fátima"!!

    Cumps a todos...

    Mário João/WildThing/Giallo de Barcelos

    ResponderEliminar
  10. Muito boa iniciativa. Cá em casa também há motorizadas por isso lá estaremos também. Sozinhos ou integrados no grupo de Penafiel. Vencer o record de 1237 não será difícil. Esse número será ultrapassado de longe só pelos portugueses. Se os estrangeiros aderirem lá estaremos sem grande esforço no Guiness.
    Nós quando queremos conseguimos e por isso vamos ser notícia. Não tenham dúvidas.
    Parabéns Pedro Oliveira pela sua ideia.

    Cumprimentos a todos
    BM

    ResponderEliminar
  11. Eu também vou lá estar. Com que máquina não sei, só sei que possivelmente poderá ser uma acabadinha de recuperar, um velhinha, e bem usada, ou ainda com aspecto aceitavel... anica certeza que tenho é que será 50cc e Famel (é a marca da familia).
    Vou tentar convencer outros amigos que também as têm.

    Cumprimentos, João Mateus

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida uma exelente ideia, o ano passado idealizou-se algo idêntico, o encontro nacional de 2 tempos, tal não se chegou a realizar, foi pena. Pelo que vejo este está de bom rumo espero organizar uma "comitiva" do Alto Alentejo da Terrugem perto de Elvas, vou começar a falar com o pessoal das imediações que se queira juntar, deixo aqui essa proposta, pessoal da zona "bora lá". Com o espirito e a boa vontade de todos temos potencial para conquistar esse record. Vamos demonstrar que somos muitos e que vale apena presevar o nosso espólio motociclistico.

    Moto Peças Nacionais
    João Magarreiro

    ResponderEliminar
  13. Vamos a isso! Eu vou, apesar de ser cedo ainda, vou fazer os impossiveis, uma concentraçao no meu dia de anos ainda por cima para um recorde mundial era um espetaculo. Ah e levo comigo talvez entre 10 a 20 resistentes so daqui de Vale de Cambra! Vamos a isso, outra ideia para fortificar isso era quando faltassem aí dois ou tres mesitos publicavam aqui um cartaz e a malta imprimia e colava pela cidade, eu ca por mim perco o amor a 50 paus pelas classicas! ;D

    ResponderEliminar
  14. Oi Rui, É uma excelente ideia, o promover-se a iniciativa a nível local. Há muita gente que já liga às clássicas e vê blogs e revistas de clássicas mas há muita gente que não liga tanto para o que se fala e o que se diz sobre as "senhora" mas que também tem uma V5, uma K181 ou uma Xf e pode na mesma achar graça vir até Fátima ao Mega-encontro. Mal tenha fechada a próxima revista, vou tentar desenvolver uma rede de contactos locais com gente como tu e outras pessoas que queiram fazer isso mesmo, ajudar a promover o recorde a nivel local, e vamos falando. Até lá, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  15. Olá Pedro e todos os entusiastas desta ideia.
    Hoje mesmo, participei num passeio para ciclomotores antigos, integrado na XVI Semana Cultural de Canelas, freguesia do concelho de Estarreja. Foi a primeira vez que organizaram um evento deste tipo e juntaram, imaginem só, quase 80 ciclomotores.
    Como houve recepção na Câmara de Estarreja, após a faladura do Sr Vereador e do líder da organização, pedi a palavra e falei neste assunto. A recepção foi a melhor e a ideia agarrou os presentes.
    A coisa ajeita-se, meus amigos.
    Um abraço a todos.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  16. Boa Paulo. Aproveito para dizer que tive hoje no passeio do Pinhal Novo (da qual espero ter novidades amanhã no blog) e tive com pessoal de pelo menos três lugares (Tinalhas, Alcacer do Sal e Montemor o Novo) e todos eles também se mostraram entusiasmados com a ideia. O António Ramalhinho, um dos líderes do T'Atestar e que todos os anos leva 70-80 pessoas a Fátima no dia 31 de Maio, vai mudar a peregrinação deles para bater com o 11 de Junho e diz que sendo um encontro a nível nacional está convencido que consegue levar o dobro das pessoas. Quanto ao pessoal de Alcacer e Montemor, estão a pensar juntar-se à peregrinação que vai vir do Algarve e Almodovar e seguir com ela até Fátima.

    ResponderEliminar
  17. Sr. Pedro ao ver esta iniciativa, tenho com certeza a convicção que todos juntos vamos conseguir. Venha ai um belo cartaz para da minha parte começar a divulgação. Jorge Silva, Setúbal
    a Vespa amarela mais linda de Setúbal.

    ResponderEliminar
  18. oi, sou de fatima e como ja disse ao pedro oliveira estou a disposição para ajudar a bater o record .

    ResponderEliminar
  19. boa noite
    eu e mais uns amigos também vamos estar em fátima
    no dia 11 para ajudar a bater o record.
    m.j. ourique

    ResponderEliminar